Dúvidas sobre a septoplastia
- Marilia Yuri Maeda
- 9 de nov. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 25 de nov. de 2019
O septo nasal é a "parede" que divide as duas cavidades nasais, é formado por cartilagem e osso. O desvio do septo nasal é uma tortuosidade que pode provocar obstrução nasal e pode levar a sinusites de repetição. Pode ser diagnosticada através do exame físico, da nasofibrolaringoscopia e tomografia de seios da face.
A septoplastia é a cirurgia de correção do desvio de septo. É realizada sob anestesia geral. Não há incisão nem pontos na região externa do nariz, não correndo o risco portanto de uma má cicatrização e marcas na pele. A cirurgia toda é realizada por dentro do nariz, através de videoendoscopia. Os pontos internos são realizados com fios absorvíveis, não sendo necessária a retirada.
Cuidados pós operatório:
É necessário repouso de 7 dias. Nas três semanas após cirurgia, deve-se lavar o nariz abundantemente com soro fisiológico 0,9% com seringas ou dispositivos em spray para diminuir a formação de crostas de sangue/secreção e evitar sinéquias (hipercicatrização que faz com que uma mucosa fique aderida a outra). É recomendável o uso de antibiótico e analgésicos. A dor pós operatória costuma ser de baixa intensidade.

Comentários